HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h às 19h / Sábados de 7h às 15

O que são?

São veias dilatadas e tortuosas que aparecem principalmente nos membros inferiores e podem causar sintomas como edema, dor, peso e cansaço nas pernas.
O aparecimento das varizes está relacionado a uma fraqueza na parede destas veias devido a uma deficiência no colágeno (característica genética), o que leva a uma dilatação progressiva da veia ao longo da vida. A medida que estas veias se dilatam, as válvulas que deveriam impedir o retorno do sangue (devido a gravidade) deixam de funcionar, provocando um refluxo do sangue, que piora ao longo do dia. O sedentarismo, a obesidade, o uso de anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal e, até mesmo, a gestação são fatores que podem acelerar o aparecimento de varizes. As varizes afetam de 10-30% dos adultos, principalmente mulheres.

Sintomas

Muitas vezes a paciente, apesar de apresentar muitos vasos aparentes e dilatados, não apresenta sintomas, apenas do incômodo estético. No entanto, estes vasos podem se dilatar e levar a um aumento do refluxo venoso durante o dia, provocando inchaço nas pernas, sensação de peso e cansaço. Estes sintomas são mais intensos durante o verão (devido a vasodilatação provocada pelo calor) e durante o período perimenstrual. Durante o inverno, podem provocar o ressecamento da pele e coceira. Com a progressão da doença, pode ocorrer alteração da pigmentação da pele (dermatite ocre), da consistência da pele e, em estágio mais avançado, aparecimento de úlceras.

Diagnóstico

Além do exame físico detalhado, com identificação dos seguimentos venosos dilatados, o principal método diagnóstico é o Doppler (Ultrassom com Doppler, Ecodoppler Colorido ou Duplex Scan), utilizado para avaliar todo o sistema venoso dos membros inferiores (superficial, profundo e comunicante) identificando pontos de refluxo ou obstrução. A pletismografia é particularmente útil na avaliação de edemas nos membros inferiores, quando desejamos diferenciar uma causa fisiológica (como falta de exercícios físicos) de uma funcional (como refluxo por insuficiência venosa).

Tratamento

Tratamento clínico
Mudança de hábitos de vida, exercícios, uso de meia elástica, elevação dos membros e repouso garantem uma diminuição dos sintomas. Os medicamentos disponíveis no mercado também promovem uma melhora discreta dos sintomas, mas nenhuma destas técnicas faz as varizes desaparecerem.

Tratamento de varizes com espuma – sem cirurgia:
Opção ao tratamento cirúrgico, podendo ser realizado em ambiente ambulatorial – consultório. Consiste na injeção de uma espuma, formada a partir do polidocanol, nas varizes, levando a uma inflamação temporária dos vasos e seu posterior fechamento. Por se tratar de um método pouco invasivo e de rápida recuperação, é uma opção em paciente com lesões ou com contraindicação para cirurgia. Deve-se fazer uma boa avaliação antes de realizar o procedimento, pois existe a chance de pigmentar a pele devido ao processo inflamatório desencadeado pelo tratamento.

Tratamento Cirúrgico de Varizes:
As varizes de grosso ou médio calibre são melhor tratadas através de procedimentos cirúrgicos que consistem na retirada das veias dilatadas através de minúsculas incisões (furos) na pele. Dependendo da quantidade de varizes, estes procedimentos podem ser realizados com anestesia local ou com bloqueios anestésicos regionais associados ou não a sedação. Apesar de serem procedimentos trabalhosos (devem ser realizados com calma), geralmente são cirurgias de baixo risco e não necessitam de uma internação prolongada, recebendo alta no mesmo dia.

Quando as varizes acometem as veias safenas, podemos realizar a safenectomia onde com pequenas incisões próximas ao tornozelo e na região inguinal, é possível retirar a safena sem cortes maiores ou, utilizando técnicas modernas e minimamente invasivas, podemos realizar o tratamento das safenas com o uso de uma fibra óptica, colocada no interior da veia com o auxílio do ultrassom, e ligada a uma aparelho de laser que provoca o fechamento desta veia sem a necessidade de retira a veia de maneira e com recuperação muito mais rápida.