HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h às 19h / Sábados de 7h às 15

Acessos para Oncologia: Port a Cath

O que é?

Quando o paciente necessita realizar tratamentos com medicações endovenosas por longos períodos (quimioterapia ou antibióticos), geralmente ocorre uma perda progressiva dos acessos venosos por veias periféricas, até um ponto onde fica difícil administrar a medicação. O cateter tipo “Port-a-Cath” é um dispositivo totalmente implantável que consiste em um reservatório (colocado abaixo da pele) com formato cilíndrico ou cônico, feitos de silicone, plástico ou titânio, que é conectado a um cateter instalado em uma veia de maior calibre. Toda vez que necessitar, a enfermagem punciona diretamente o reservatório para administração de medicamentos, hidratação e eventualmente coleta de sangue. Quando não houver necessidade, a punção é retirada e o “Port-a-Cath” fica abaixo da pele, de maneira discreta, com menor risco de infeção sem restringir o paciente.
O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia local, com sedação, guiado por ultrassom e radioscopia para o correto posicionamento do cateter. O cateter pode ser utilizado durante todo o tratamento e é retirado após a finalização da quimioterapia.

Acessos para Hemodiálise: Permcath

O que é?

O Permcath é um dispositivo implantado em uma veia de maior calibre, geralmente a veia jugular, que permite um bom fluxo sanguíneo, ideal para a realização de sessões de hemodiálise. O cateter, de longa duração, é implantado em centro cirúrgico, sob anestesia local e sedação, com auxílio de ultrassom e radioscopia, podendo ser utilizado imediatamento.

Fistula Arterio-Venosa

O que é?

Quando há a necessidade de hemodiálise cronicamente, sempre que possível, é confeccionada uma Fístula Artério-Venosa, que consiste na união entre uma veia e uma artéria, geralmente nos membros superiores, para que ocorra uma dilatação da veia (aumentando o fluxo sanguíneo), possibilitando sua punção para a realização da hemodiálise.