HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h às 19h / Sábados de 7h às 15

O que é?

É um estreitamento da artéria carótida causada, na maioria das vezes, pela aterosclerose, diminuindo o fluxo de sangue com oxigênio para o cérebro. São fatores de risco o tabagismo, hipertensão, diabetes e a dislipidemia.

Sintomas

A diminuição do fluxo de sangue para o cérebro pode levar a um AVC (acidente vascular cerebral). Em alguns casos, pequenos fragmentos das placas de aterosclerose podem se desprenderem e embolizar, causando sintomas semelhantes ao AVC, mas com duração inferior a 24h (Episódios Isquêmicos Temporários). A prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais.

Diagnóstico

O diagnostico é feito com o Doppler (Ecodoppler Colorido ou Duplex Scan) podendo ser necessário exames outros complementares para saber a extensão da lesão (Angiotomografia, Angioressonância ou Angiografia).

Tratamento

O tratamento depende de grau de estenose e de cada paciente (idade, doenças de base, fatores de risco). Em estenoses menores, é realizado somente o acompanhamento clínico com medicamentos e controle dos fatores de risco. Em estenoses mais avançadas ou sintomática, o tratamento é cirúrgico com a abordagem direta da carótida (Endarterectomia) ou pela Angioplastia de Carótida com colocação de Stents, dependendo do caso.