HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 7h às 19h / Sábados de 7h às 15

O que faz um cirurgião vascular?

E você, sabe o que faz um cirurgião vascular?

Trata-se de médicos especialistas, altamente treinados, que atuam no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças e condições que afetam nosso sistema circulatório. Essa estrutura está sujeita às mais variadas condições, e sem o fluxo sanguíneo adequado, o corpo pode parar de funcionar.

Contudo, por mais que o nome seja bastante sugestivo, este profissional não atua somente em cirurgias. Um cirurgião vascular também está apto a garantir que paciente com problemas de saúde de ordem vascular conheçam e compreendam todas as opções de tratamento disponíveis. 

Em outras palavras, eles podem também tratar pacientes, que não precisam, necessariamente, de cirurgia. Tratamentos esses, que envolvem, na maioria das vezes, mudanças de hábitos alimentares, medicação e exercícios físicos.

Além disso, existem diversas técnicas e métodos que foram desenvolvidos ao longo dos anos, com foco total no tratamento de doenças circulatórias. E os cirurgiões vasculares estão capacitados para todas estas técnicas. 

Como dito anteriormente, existem pacientes em que a única opção de tratamento é a cirurgia. Outros, conseguem bons resultados apenas com tratamentos conservadores. Isto dependerá da habilidade do cirurgião vascular de entender o que é melhor para o paciente, e claro, indicar a melhor intervenção para o mesmo.

Assim com outras especialidade médicas, muitas vezes, o cirurgião vascular acaba criando vínculos com seus pacientes. Isto é um fator muito interessante. Existem doenças vasculares que acompanham alguns pacientes por décadas. Isso possibilita uma maior efetividade em todo o processo, já que o cirurgião tem um profundo conhecimento do indivíduo.

Diante de tudo isto, fica o questionamento: quando eu devo procurar um cirurgião vascular?

Você deve procurar este profissional tanto para fins curativos, quanto para fins preventivos, através do check-up vascular. A maioria das doenças vasculares se inicia de forma silenciosa. 

É preciso manter sempre o cuidado!